segunda-feira, 4 de abril de 2011

Portes de Canários

Esta é uma pergunta que muitos fazem, quando ouvem falar deste canário.
O canário Gloster pertence a uma classe dos canários, os canários de porte.
Tem características próprias da raça, vou abordar algumas, sem querer ser científico ou de grande “expert” na matéria.
A cabeça.
Os Gloster têm uma particularidade, que é comum a outros canários, a poupa, que no caso dos gloster, lhes altera o nome (Corona / Consort).
Os glosters que tiverem poupa, topete ou coroa, são conhecidos porNome que talvez venha da coroa arredondada que as penas da cabeça formam, esta coroa pode estar presente tanto nos machos como nas fêmeas.
A coroa deve partir do centro da cabeça e de um só ponto, esse local nunca deve ser superior a um milímetro. A poupa vista de cima deve ser circular e é normal ver-se 3, 4 ou mais penas marcantes, que nos dão a ilusão de pequenos raios.
As penas da coroa não deve tapar os olhos nem o bico da ave.
Já os canários consorte (sem coroa) devem ter uma cabeça arredondada e ligeiramente levantada na nuca, mas a mesma deve acompanhando a linha do pescoço.
OO consorte pode ter a parte mais alta dos olhos mais cheias (sobrancelhas), mas nunca deve tapar os olhos.
O bico.
Deve ser pequeno (curto) e um pouco largo. Assim dá-lhe uma estética mais bonita.
O corpo.
O Gloster deve ter um corpo em forma de “bolinha”, onde a cabeça e o pescoço se encaixem o melhor possível.
Visto de vários ângulos o gloster quase não tem pescoço.
O corpo deve ser redondo, mas afunila para a rabadilha (tipo lágrima) da ave.
As asas.
As asas devem estar bem integradas sobre o dorso da ave, sempre por cima da rabadilha e devem terminar em bico, mas não se devem cruzar.
As pernas.

Corte da Unhas

O corte das unhas dos canários é uma prática as vezes esquecida pelos criadores, assim como nossas unhas precisam ser cortados os canários tem esta mesma necessidade.
A unha muito grande atrapalha o canário na hora de colocar seu pé no poleiro e ainda na época de cria eles podem enroscar a unha no ninho e jogar os filhotes para fora.
Devemos ter alguns cuidados na hora do corte pois existe uma pequena veia que passa pelo interior da unha e se for cortada pode machucar a ave

Muda De Penas

Os canários deixam de cantar, ficam doentes e podem morrer se não se lhes presta a atenção necessária." Não concordo que a muda seja considerada uma doença, mas concordo que se não forem tomadas certas precauções, os canários podem morrer.
A muda faz parte do ciclo anual da ave podendo mesmo dizer-se que é a última fase de um ciclo reprodutivo. Ocorre em Janeiro e Fevereiro, porém este ano foi muito atípico, aqui em meu criadouro os canários já iniciaram a muda agora em Dezembro. A substituição de todas as penas debilita as aves e, normalmente, os machos deixam por completo de cantar. No primeiro ano, as penas das asas e da cauda não são substituídas. A substituição das penas deve ser gradual sendo umas substituídas por outras sem apresentar nenhuma parte do corpo completamente desprovida de penas. Como a ave se encontra debilitada devem ser redobrados os cuidados com correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura.
Durante a muda a alimentação deve ser equilibrada não esquecendo as vitaminas, minerais e aminoácidos.
Uma das coisas em que parece não haver consenso é o banho durante a muda. Os meus canários adoram tomar banho mesmo quando estão na fase de mudança de penas. Se as aves estão habituadas a banhar-se penso que devem continuar a fazê-lo mesmo durante a muda.
Terminada a muda, os machos recomeçam a cantar, é a melhor altura para se decidir quais as aves a manter. É também a melhor altura para se comprar novos canários.

Foto dos Meus Canários gloster

Macho
Gaiola de Criação